Fórum de Experiências Exitosas, promovido na capital paulista, reconheceu iniciativas que melhoraram a vida da população
Nesta quarta-feira (13), o 2º Fórum de Experiências Exitosas da Saúde premiou três projetos, entre 194 inscritos, que promoveram o aprimoramento do processo de pactuação das redes de saúde paulista. A região de Araraquara foi a vencedora na área temática de “Expansão da Oferta sob a Ótica do Atendimento às Demandas das Redes Regionais de Atenção à Saúde”, com a apresentação da iniciativa de “Polissonografia: A Tabela SUS como Ferramenta para Suprimir um Vazio Assistencial na Rede Regionalizada de Atenção à Saúde 18”.
Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, o evento reuniu mais de 500 participantes de todo o País. O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Araraquara identificou uma carência em neurologia, principalmente, na oferta de exame de polissonografia. “Não tínhamos nenhum prestador SUS que ofertasse esse exame”, explicou Mary Cristina Ribeiro, Diretora Técnica de Saúde II Planejamento do DRS.
Entre os objetivos alcançados pelo trabalho vencedor, estavam: atender a demanda reprimida, quantificar a necessidade mensal, evitar a judicialização de novas solicitações, pagar um valor justo pelo serviço do prestador e proporcionar um atendimento digno aos usuários do SUS. Após a análise da carência e como resultado do trabalho, a região de saúde conquistou o dobro do valor do exame pela Tabela SUS Paulista, além da oferta de 50 exames por mês e a satisfação dos gestores pela resolução de um importante vazio assistencial.
“Estou muito feliz com o prêmio. Este é o resultado de um esforço conjunto entre o DRS, o setor de planejamento, a regulação e o município de Ibitinga, que possibilitaram eliminar um vazio assistencial existente desde 2008. Com o recurso de expansão e a proposta de regionalização, conseguimos oferecer aos nossos usuários um procedimento essencial e tão necessário para nossa região”, celebrou Mary Cristina.
Os projetos exibidos no fórum apresentaram as ações desenvolvidas nos municípios com o apoio de programas do Governo de São Paulo, como a Regionalização, o IGM SUS Paulista e a Tabela SUS Paulista, diante das carências e necessidades de cada um. O bom funcionamento das iniciativas garante melhores estratégias de gestão, permitindo que essas práticas sejam replicadas e adaptadas em outras regiões, ampliando os benefícios para toda a população.
Programa de Regionalização
Em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-SP) e o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo é focado em diminuir desigualdades para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas e a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir.
A parceria foi firmada com os 645 municípios paulistas para regionalizar os atendimentos e tratamentos oferecidos em São Paulo. Foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo.
fonte: site Secretaria Estadual de Saúde de SP